Quem sou eu

Minha foto
Sou uma pessoa extrovertida e acima de tudo bem humorada.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

O SISTEMA - ABO

www.bioaula.loja.ghi.com.br e www.senado.gov.br/ ( Imágens)


Ter o conhecimento sobre o tipo sanguineo de uma pessoa é de fundamental importancia em situações que requer procedimentos de transfusão (cirurgias, emorragias, acidentes etc..). Em medicina, a ideia de que as transfusões são úteis e podem salvar vidas é bastante antiga; no entanto, foi somente no começo do século XX que se compreendeu que, numa transfusão de sangue, era necessário haver compatibilidade entre o sangue do doador e do receptor, para evitar falhas e insucesso nas transfusões.
Os grupos sanguineos foram descobertos há pouco mais de Cem (100) anos e são determinados geneticamente como um carater mendeliano. O autor desta façanha foi o médico austríaco karl Landsteiner, que recebeu até um Premio Nobel por este trabalho.
Agora que você já sabe da existência dos grupos sanguineos, desenvolva uma pesquisa sobre como Karl Landsteiner classificou os tipos sanguineos. Fale sobre a vida e obra deste médico austríaco que revolucionou a medicina do sécuo XX.


Bom trabalho!!


Ass: Lorinho

14 comentários:

flavia moreira. disse...

Kall Landsteiner foi um imunologista e patologista, austriaco nasceu em viena, estudou muito em varias univercidades e como ascistente de pesquisa no intituto patologico de viena em 1900 descobrio as diferenças basicas dos diverços tipos sanguinos humanos e ganhou o premio nobel por esta descoberta e sem duvidas salvou muitas vidas

FLÁVIA CRISTINA VENÂNCIO AMORIM disse...

Karl Landsteiner foi um médico e biologo austriaco,que dedicou-se em comprovar as diferenças que havia nos sangues dos seres humanos,para seus experimentos ele colheu amostras de sangues de várias pessoas,os primeiros tipos de sangues que Karl estudou foi:O,A e B,mais tarde o AB,que foi quando criou o sistema sanguineo de Landsteiner ou sistema ABO.Vale lembrar que Karl foi quem descobriu o fator sanguineo RH.Com suas descobertas dos grupos sanguineos dos seres humanos,que foi quando começou a se desevolver a transfusão de sangue.
FLÁVIA CRISTINA VENÂNCIO AMORIM

Alex disse...

Landsteiner dedicou-se a comprovar que havia diferenças no sangue de diversos indivíduos. Ele colheu amostras de sangue de diversas pessoas, isolou os glóbulos vermelhos e fez diferentes combinações entre plasma e glóbulos vermelhos, tendo como resultado a aglutinação dos glóbulos em alguns casos, formando grânulos, e em outros não. Landsteiner explicou então por que algumas pessoas morriam depois de transfusões de sangue e outras não. Em 1930 ganhou o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina por este trabalho.

Naiara disse...

karl Landsteiner,Imunologista e patologista austríaco nascido em Viena, naturalizado americano, descobridor o fator sangüíneo Rh. Estudou medicina na Universidade de Viena, onde se graduou (1891).
Descobriu as diferenças básicas dos diversos tipos sangüíneos humanos.Primeiro O, A e B, e um ano mais tarde, AB, criando assim o sistema de classificação sangüínea de Landsteiner ou sistema ABO. Foi professor de patologia na Universidade de Viena (1909-1919).

juliana disse...

Imunologista e patologista austríaco nascido em Viena, naturalizado americano, descobridor o fator sangüíneo Rh. Estudou medicina na Universidade de Viena, onde se graduou (1891). Por mais cinco anos estudou química em várias outras universidades européias.Foi professor de patologia na Universidade de Viena (1909-1919).Em 1901 Karl Landsteiner descobriu que quando um ser humano sofria transfusão com o sangue de um outro ser humano, diferenças em seus sangues poderia ser causa de choque, icterícia, e a desordem da hemoglobinúria resultado de transfusões sanguíneas anteriores.

Landsteiner classificou o sangue humano nos grupos A, B e O, e demonstrou que transfusões entre humanos do grupo A ou B não resultavam na destruição de novas células sanguíneas e que essa catástrofe ocorria somente quando uma pessoa sofria transfusão com o sangue de uma pessoa pertencente a um grupo diferente. Um quarto principal tipo sanguíneo, AB foi descoberto em 1902 por A. Decastrello e A. Sturli.

adriana lopes disse...

karl landsteiner foi o primiado com o nobel de fisiologia ou medicina em 1930 pela classificação dos grupos sanguineos sistema AOB e foi descobrido de fator RH.
landsteiner dedicou-se a comtrovar que havia no sangue de diversos individuos. ele colheu amostras de sangue de diversas pessoas, isolada ou glóbulos vermelhos e fez diferente combinações entre plasma e glóbulos vermelhos, tendo como resultado a aglutinação de glóbulos em alguns casos, formandos grânulos em outros não

tais cristina disse...

karl landsteiner,ele nasceu em viena,foi naturalizado americano, foi medico e biologo austriaco, e foi descobridor do fator saguinio RH. ele foi nomeado com o nobel de fisiologia ou medicina em 1930.

steyce neves disse...

o sistema OAB hoje e fundamental e graças ao Landsteiner somos capazes de salvar nossas vidas e o mais importante não só as nossas a de todos.
Karl Landstiener foi um imunologista e patolagista importantissimo pra todo humanidade.Ele foi o homen que descobriu o fator RH(rhesus), nos seus primeiros estudos ele descobriu os tipos sanguineos O,A,B mas tarde com o aperfisoamento de seus estudos ele descobriu outro tipo sanguineo o AB.
Atenção e fundamental saber seu tipo sanguineo.

kari soares disse...

karl landsteiner,imunologista austriaco nasceu em viena,foi naturalizado americano descobridor do fator sanguineo rh,e tambem estudou em viena onde se graduou.estudou quimica em várias universidades européias.e por ultimo ganhou o premio nobel de medicina.

LISANIA disse...

karl landsteiner nasceu em viena mas naruralizado americano ,especialisado ,imunologico e pedalogista ele estudou em medicina e depois por cinco ana graduou em guimica onde descobrio as diferenças dos tipos sanguinos dos seres humanos tipo A BeO e um ano mais tarde formou um sistema ABO que descobrio o tipo de sangue RH que revolucionou a trans fusão do sangue,karl ganhou o premio nobel ,e em NovaYork morreu.

LISANIA RODRIGUES

Renata Gonzaga Guedes disse...

Pude perceber que karl, foi premiado com o Nobel de fisiologia ou medicina, em 1930, pela classificação dos grupos sanguíneos, sistema ABO,e foi descobridor do fator RH.
E dedicou-se a comprovar que havia vários tipos sanquíneos ele cohleu diferentes amostras de sangues.
Então era por isso que umas pessoas morriam e outras sobreviviam.

Divanir Mantovane e Marli Regis disse...

Bom dia professor Lorinho!!!

Parabéns pela dedicação de desenvolver as atividades proposta pelo curso, pois a idéia é realmente essa, o fazer pedagógico significativo a partir do uso das Tecnologias existente na unidade escolar, em prol da qualidade da formação dos educandos e concomitantemente de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.

Lorinho Dias disse...

Olha, Marly;
Estamos aos poucos descobrindo novas maneiras de abordar os conteúdos e de envolver toda a turma na execussão das atividades. E este ambiente está proporcionando tudo isso e ainda tornando nossas aulas mais dinâmicas.

Espero cada dia poder extrair o maximo de meus alunos sem que eles se sintam cansados ou desistimulados em buscar o conhecimento.

Obrigado por visitar e deixar o seu recado viu!!.

Bjos pra Vocês (Marly e Divanir) e visite quando quiser!!. Ok?

Pilar, 27 de maio de 2.009

Juliana disse...

Imunologista e patologista austríaco nascido em Viena, naturalizado americano, descobridor o fator sangüíneo Rh. Estudou medicina na Universidade de Viena, onde se graduou (1891). Por mais cinco anos estudou química em várias outras universidades européias. Como um assistente de pesquisa no Instituto Patológico de Viena (1900), descobriu as diferenças básicas dos diversos tipos sangüíneos humanos. Primeiro O, A e B, e um ano mais tarde, AB, criando assim o sistema de classificação sangüínea de Landsteiner ou sistema ABO. Foi professor de patologia na Universidade de Viena (1909-1919). No Rockefeller Institute for Medical Research, em New York City (1922), ele descobriu o fator sangüíneo Rhesus (Rh). Escreveu um livro The Specificity of Serological Reaction, (1936), um texto clássico da ciência da imunoquímica, e morreu em New York. Ganhou o Prêmio Nobel de Medicina ou Fisiologia (1930) pela descoberta dos grupos sangüíneos humanos, o que desenvolver a transfusão de sangue como rotina médica.
juliana alves