Quem sou eu

Minha foto
Sou uma pessoa extrovertida e acima de tudo bem humorada.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

O Reino Protista!

Imágem :piscinasnaturaispe.wordpress.com


O Reino Protista é constituido pelas algas (unicelulares e pluricelulares) e pelos protozoários. Todos estes organismo são eucariontes, o que significa que eles possuem um núcleo delmitado pela membrana nuclear - a carioteca.
As algas são as maiores responsáveis pela renovação do oxigênio da atmosfera, pois realizam a maior parte da fotossíntese que ocorre no planeta, armazenando principalmente o amido como substância de reserva.
São organismos autótrofos que se desenvolvem no solo, sobre troncos de árvores e na água doce. No entanto, a grande maioria das algas habita nos oceanos e são conhecidas como algas marinhas.São classificadas em seis divisões principais: Euglenófitas (euglenas), Crisófitas ( douradas), Pirrófitas (dinoflageladas), Clorófitas ( verdes), Feófitas (pardas) e Rodófitas (vermelhas).

Agora que você já sabe sobre as algas, desenvolva uma pesquisa sobre os protozoários. Quem são eles? Como estão classificados? Quais os beneficios ou males que causam ao meio ambiente e ao homem? entre outras observações.... Seja criativo!!!. Bom Trabalho!!!.


Pilar, 21 de Maio de 2.009.


Bilogia / 2ª Série do Ensino Médio.

13 comentários:

NetO RamOs disse...

Protozoários são seres unicelulares, na maioria heterótrofos, mas com formas autotróficas e com mobilidade especializada. Esta última serviu de critério para sua taxonomia. A maioria deles é muito pequena, medindo de 0,01 mm a 0,05 mm aproximadamente, sendo que algumas exceções podem medir até 0,5 mm como, por exemplo, os foraminíferos. Sua forma de nutrição é muito diferenciada, pois podem ser predadores ou filtradores, herbívoros ou carnívoros, parasitas ou mutualistas. A digestão é intracelular, por meio de vacúolos digestivos, sendo que o alimento é ingerido ou entra na célula por meio de uma "boca", o citóstoma.A célula é muito especializada, e cada organela tem uma função vital. O sistema locomotor é um dos mais especializados, com flagelos, cílios, membranas ondulantes, cirros ou pseudópodes. Há um sistema hidrostático, constituído de vacúolos pulsáteis que eliminam o excesso de água que entra na célula por osmose nos protozoários dulcicolas, estabelecendo assim o equilíbrio osmótico. O citoesqueleto também é especializado para manter a forma da célula, emissão de pseudópodes, locomoção, movimentação de vacúolos digestivos, entre outras funções necessárias. Pode haver exoesqueleto em algumas espécies.

Pedro Henrique... disse...

Eu entendi que O Reino Protista agrupa organismos eucariontes, unicelulares, autótrofos e heterótrofos. Neste reino se colocam as algas inferiores: euglenófitas, pirrófitas (dinoflagelados) e crisófitas (diatomáceas), que são Protistas autótrofos (fotossintetizantes). Os protozoários são Protistas heterótrofos.E que eles tambem habitam a água e o solo. Este reino é constituído por cerca de 65.000 espécies conhecidas, das quais 50% são fósseis e o restante ainda vive hoje; destes, aproximadamente 25.000 são de vida livre, 10.000 espécies são parasitos dos mais variados animais e apenas cerca de 30 espécies atingem o homem (TORTORA, 2000). Protozoários são seres unicelulares, na maioria heterótrofos, mas com formas autotróficas e com mobilidade especializada. Esta última serviu de critério para sua taxonomia. A maioria deles é muito pequena, medindo de 0,01 mm a 0,05 mm aproximadamente, sendo que algumas exceções podem medir até 0,5 mm como, por exemplo, os foraminíferos. Sua forma de nutrição é muito diferenciada, pois podem ser predadores ou filtradores, herbívoros ou carnívoros, parasitas ou mutualistas. A digestão é intracelular, por meio de vacúolos digestivos, sendo que o alimento é ingerido ou entra na célula por meio de uma "boca", o citóstoma.

cÉsAr pAiM "pRoToZoÁrIoS sÃo": disse...

Sua forma de nutrição é muito diferenciada, pois podem ser predadores ou filtradores, herbívoros ou carnívoros, parasitas ou mutualistas. A digestão é intracelular, por meio de vacúolos digestivos, sendo que o alimento é ingerido ou entra na célula por meio de uma "boca", o citóstoma.
A maioria deles é muito pequena, medindo de 0,01 mm a 0,05 mm aproximadamente, sendo que algumas exceções podem medir até 0,5 mm como, por exemplo, os foraminíferos.
Protozoários são seres unicelulares, na maioria heterótrofos, mas com formas autotróficas e com mobilidade especializada. Esta última serviu de critério para sua taxonomia.
A célula é muito especializada, e cada organela tem uma função vital. O sistema locomotor é um dos mais especializados, com flagelos, cílios, membranas ondulantes, cirros ou pseudópodes
O citoesqueleto também é especializado para manter a forma da célula, emissão de pseudópodes, locomoção, movimentação de vacúolos digestivos, entre outras funções necessárias. Pode haver exoesqueleto em algumas espécies.
Há um sistema hidrostático, constituído de vacúolos pulsáteis que eliminam o excesso de água que entra na célula por osmose nos protozoários dulcicolas, estabelecendo assim o equilíbrio osmótico
Muitos protozoários causam doenças nos seres humanos e animais vertebrados. O Trypanosoma cruzi, por exemplo, é um protozoário flagelado causador da doença de Chagas. Entre as outras doenças provocadas por protozoários estão a amebíase (pela Entamoeba histolytica), giardíase (pela Giardia lamblia), malária (pelos Plasmódios), leishmaniose visceral, etc.

isaque alves leite disse...

protozoarios são seres unicelulares
na maioria heterotrofos, mas com formas autotróficas e com mobilidade especializada.
Segundo a classificação do mundo vivo em cinco reinos ( Whittaker – 1969 ), um deles, o dos Protistas, agrupa organismos eucariontes, unicelulares, autótrofos e heterótrofos. Neste reino se colocam as algas inferiores: euglenófitas, pirrófitas ( dinoflagelados ) e crisófitas (diatomáceas ), que são Protistas autótrofos (fotossintetizantes). Os protozoários são Protistas heterótrofos.
eles não trazen nenhu beneficio.
DOENÇAS: • Sarcodíneos:
- Amebíase (diarréias): Entamoeba histolytica (comida contaminada);

• Flagelados:
- Úlcera de Bauru (úlceras na pele): Leishmania brasiliensis (picada do Phlebotumos);
- Giardíase (disenteria): Giardia lamblia (comida contaminada)
- Doença do sono (sono): Trypanosoma (picada da mosca tsé-tsé)
- Doença de Chagas: Trypanosoma cruzi (barbeiro, que defeca enquanto pica, e elimina os tripanossomos, que se instalam no coração e esôfago, provocando aumento deles. Essa doença não tem cura, e deve acabar com o mosquito)

• Esporozoários:
- Malária (febre): Plasmodium malarie, Plasmodium vivax, Plasmodium falciparum ->só este mata. (picada do mosquito Anopheles; o homem é o hospedeiro intermediário, pois nele ocorre apenas a reprodução assexuada; o mosquito é o hospedeiro definitivo, pois nele ocorre reprodução sexuada). Ciclo: Plasmodium sp sofre meiose e seus esporos vão para o fígado. Lá eles se dividem por mitose, formando vários esporozoítos. Então, alguns esporozoítos saem do fígado e caem na corrente sanguínea, chegando às hemácias. Infectam as hemácias, fazem mitose e a hemácia, cheia de protozoários, se rompe, liberando os protozoários plasmodium sp e toxinas, que provocam a febre. FALO!

fabricia ferreira disse...

protozoários são seres formado por apenas uma celulas.não possuem orgãos bem diferenciados,mas,orgranelas célulares querealizamos funçães vitais.podem ser classificados?flagelados,rizópodes,etc

willian morais cãndido disse...

organismos eucarióticos unicelulares de vida livres ou coloniais, quimio-heterotróficos, altamente versáteis, que fazem parte da cadeia alimentar aquática, e pertencem ao Reino Protistas. São seres que possuem forma variada e podem ser muito complexos. Seus aspectos morfológicos principais são a presença de cerdas sensoriais, fotorreceptores, cílios. Possuem alguns apêndices que se assemelham com pernas e bocas, ferrão venenoso e estruturas contráteis que funcionam como músculos. No estágio vegetativo, ou trofozoíto, se alimentam de bactérias e pequenas partículas. Alguns fazem parte da microbiota normal dos animais, mas algumas espécies causam doenças.

Os protozoários mais comuns são a euglena, giárdia, ameba, vorticela e o paramecium.



Imagens retiradas dos sites:

www.microscopy.fsu.edu/moviegallery/images/pondscum/rostrifera

daniessa elen disse...

Os Protozoários são seres formados por apenas uma célula.
Não possuem orgãos bem diferenciados mas organelas celulares que realizam as funções vitais.
Podem ser classificados como:Heliozários,foramíniferos,flagelados,esporozoário e outros.
alguns deles como o plasmódio pode causar doenças como a malária.
E NÃO POSSUI NENHUM BENEFICIO PARA A VIDA HUMANA.

willian morais cãndido disse...

organismos eucarióticos unicelulares de vida livres ou coloniais, quimio-heterotróficos, altamente versáteis, que fazem parte da cadeia alimentar aquática, e pertencem ao Reino Protistas. São seres que possuem forma variada e podem ser muito complexos. Seus aspectos morfológicos principais são a presença de cerdas sensoriais, fotorreceptores, cílios. Possuem alguns apêndices que se assemelham com pernas e bocas, ferrão venenoso e estruturas contráteis que funcionam como músculos. No estágio vegetativo, ou trofozoíto, se alimentam de bactérias e pequenas partículas. Alguns fazem parte da microbiota normal dos animais, mas algumas espécies causam doenças.

Os protozoários mais comuns são a euglena, giárdia, ameba, vorticela e o paramecium.



Imagens retiradas dos sites:

www.microscopy.fsu.edu/moviegallery/images/pondscum/rostrifera

Guilherme disse...

Protozoários são seres unicelulares, na maioria heterótrofos, mas com formas Os protozoários são organismos, regra geral unicelulares, que nos seus grupos mais primitivos constituem o nexo de união entre os reinos animal e vegetal. Há algumas espécies pluricelulares, mas que mais não são que aglomerados de células, sem chegarem ao nível da formação de tecidos

autotróficas e com mobilidade especializada. Esta última serviu de critério para sua taxonomia. A maioria deles é muito pequena, medindo de 0,01 mm a 0,05 mm aproximadamente, sendo que algumas exceções O Reino Protista agrupa organismos eucariontes, unicelulares, autótrofos e heterótrofos. Neste reino se colocam as algas inferiores: euglenófitas, pirrófitas (dinoflagelados) e crisófitas (diatomáceas), que são Protistas autótrofos (fotossintetizantes). Os protozoários são Protistas heterótrofosA maioria deles é muito pequena, medindo de 0,01 mm a 0,05 mm aproximadamente, sendo que algumas exceções podem medir até 0,5 mm como, por exemplo, os foraminíferos.
Protozoários são seres unicelulares, na maioria heterótrofos, mas com formas autotróficas e com mobilidade especializada. Esta última serviu de critério para sua taxonomia.

Jeovanna Assunção disse...

Protozoários são aquelas coisas bem pequenas, que não são bactérias nem vírus, mas afinal... O que é protozoário?
Os protozoários são sempre pequenos e roubam alimentos de outras criaturas, portanto são heterótrofos, ou APROVEITADORES MESMO. Mas em toda regra há exceções há alguns que dão exemplo de ecologia, são os que preferem produzir seu próprio alimento são sempre protozoários clorofilados e verdes, afinal é errado roubar a natureza.
O interior de um protozoário é muito organizado, o que os torna aptos a roubar mais coisas do que as bactérias, Enfim, os protozoários desenvolveram um sistema de organização celular que inclui o inédito núcleo celular, uma estrutura que permite muito mais coisas do que células anárquicas bacterianas. Como prova de sua utilidade, os protozoários diariamente usam o núcleo celular para atacar outras células e roubar-lhe os nutrientes. Sem celular, não se rouba mais nada nos dias de hoje, PCC que o diga.
Os protozoários estão classificados como membros do Reino Protista, no reino Protista inclui os protozoários e também as algas, aquelas folhas que se encontram nos mares e nos restaurantes japoneses e são as verdadeiras responsáveis pela fotossíntese na Terra ou seja, podemos derrubar as florestas e montar uma grande fábrica de móveis. A razão pela qual protozoários e algas têm algum tipo de parentesco são totalmente escusas, são dois tipos de seres sem nada semelhantes, coisa que só cientista doido consegue entender. Tirando as algas, essas sim criaturas altruístas e ecológicas, sobram os malvados protozoários.Para se alimentar, os protozoários precisam atacar outras células usando seus variados meios, dependendo da sua classificação. Eles entram na célula, abrem espaço e pegam a comida necessária, partindo sem deixar nada para trás. A digestão do alimento é feita rapidamente pelo próprio sistema celular, assim não ficam provas do crime. Por não produzirem nada os protozoários são obrigados a roubar dos outros.Pelo fato de serem coisas pequenas e insignificantes, os protozoários não inovaram em nada nos métodos de reprodução. São seres completemente sem-graça, e isso se reflete inclusive na cama. Mas na verdade nem se pode falar em cama, afinal os mesmos mantiveram o sistema de reprodução assexuada das bactérias, ou seja, sem a necessidade de um parceiro. É a famosa Técnica do 5 contra 1 aplicada na reprodução de seres unicelulares. Isso explica a razão das amebas terem cinco pés.Além de furtar e roubar as pequenas células unicelulares do tamanho do teu cérebro, os malignos protozoários também causam danos em seres bem maiores. Animais possuem muitas e muitas células, logo são uma inesgotável fonte para as quadrilhas de protozoários, que acabam ficando dentro desses animais, parasitando-os em tempo integral. Tripanossomo - Ataca os humanos e causa a Doença de Chagas. É um espécime muito bruto, prefere avançar diretamente no coração dos alvos, o que causa danos imensos. Conhecido como o flagelo dos protozoários, o malvado tripanossomo nega a cruz de Jesus Cristo e continua a praticar o mal. Os efeitos são tão devastadores que fazem qualquer bichinha gritar Cruzes!! quando vêem uma vítima dessa doença. Por esses dois motivos o protozoário é também conhecido como Trypanosoma cruzi.
Toxoplasma - O inimigo número um dos gatinhos e seus respectivos cheiradores. Primeiro ele ataca os gatos para depois infectar aqueles que os inalam através da popular técnica do cheiramento de gatinhos

Lorinho Dias disse...

Meus queridos alunos, cuidado com está mania de copiar o que está pronto viu!!!!. Seja simples e objetivo e acima de tudo seja você mesmo!!. Ok? Bjos pra todos vocês!.

Lidos e Avaliados!!!.

Pilar, 27 de Maio de 2.009

Jeovanna Assunção disse...

lorinho!!
hj eu tirei o dia pra puxar saco dos professores...
gostaria de agradecer a vocês professores por dedicarem um tempinho à ensinar esses pobres leigos, por dedicar anos de estudo pra ter que aturar muitas vezes alguns "PESTINHAS" lorinho.. valeu por doar um pouco do seu conhecimento á nos alunos e por preencher nossa aula com muito bom humor e sabedoria. Continue assim, pois seus métodos de ensino estão ótimos e sua aula é otima, não é uma aula chata, daquelas que não passam... valeu lorinhoo Deus te Pague!!

Mateus disse...

Poxa eu sou o mateus eu queria o beneficio e maleficio to fazendo trabalho e nem so seu aluno nem ti conheço mas querria tchau